sábado, 25 de setembro de 2010

TER OU NÃO TER COMPROMISSO, EIS A QUESTÃO!

Os dias que vivemos podem ser caracterizados por instabilidade e superficialidade. Uma situação lamentável! Especialmente se considerarmos que a igreja também experimenta esta mesma realidade. Pessoas sem interesse pelas coisas espirituais que tem levado a uma vida sem compromisso. O que fazer para mudar o quadro? Como não permitir que todos sejam corrompidos pelo desânimo? Estes e outras tem sido nossos questionamentos.

Semelhantemente a realidade de hoje se encontrava a nação de Israel, o povo de Deus, que estava sob a liderança de Josué. A postura adotada foi do diálogo carregado de emoção, veja Josué 23: 1-6 e 24. 1-28. Nestes episódios vemos dois discursos onde desafia os líderes de Israel a lembrarem-se das grandes coisas que eles tinham visto Deus fazer. Josué conta mais uma vez a história de Israel, dos tempos de Abraão até aqueles dias, e exorta o povo a se comprometer totalmente com o Senhor, acrescentado seu testemunho pessoal (Js 24: 15). Olhemos mais de perto suas palavras.

Temer a Deus é a primeira ênfase. O temor do Senhor que é o princípio da sabedoria! O temor do Senhor que não é a mesma coisa que ter medo de Deus, mas, sim ter uma admiração e respeito para com o Senhor, pois quem teme ao Senhor não precisa ter medo da morte, do diabo ou do homem. Quem teme a Deus encontrou a fonte da vida.

Renovar a aliança é a segunda ênfase. Há aqui uma solicitação para que escolham a quem vão servir. Mas, Josué diz: "eu e minha casa serviremos ao Senhor". Temos que viver sempre tende em mente a razão da nossa vida, os motivos que nos encorajam. Renovar a aliança é necessário! Essa aliança confirmava as outras alianças que o povo havia feito no Monte Sinai (Ex 24) e em Moabe (Dt 29-31), porque dá ao povo a oportunidade de proclamar publicamente sua união com o Senhor.

Inclinar o coração a Deus é a terceira ênfase. Este é o ponto máximo do discurso de Josué pois aqui ele passa a falar emocionado, ele usa o coração, porque não podemos adorar a Deus se não o amarmos acima de todas as coisas. Agostinho diz: "Uma pessoa é definida não por aquilo que ela faz, mas por aquilo que ela ama". A questão apresentada não é funcional e sim relacional. É preciso ter intimidade com Deus.

Ter ou não ter compromisso, eis a questão!


 

Rev. Márcio de Souza Lima.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário