sábado, 26 de junho de 2010

O PASSADO PRESENTE.

"... Considerai o vosso passado." Ageu 1.5.


Sempre existem coisas na vida ou no coração que ficam para trás. Talvez o desgosto, a tribulação, uma pessoa que o ofendeu. Fazemos tudo para esquecermos o passado, dizemos que devemos olhar sempre para frente.


Mas, lemos no livro do profeta Ageu 1:5 "Assim diz o Senhor dos Exércitos: considerai o vosso passado.". Esta frase é dita quando os israelitas, que voltaram do cativeiro, estavam para reconstruir o templo. Só que ao invés de dar prioridade a Deus pensaram em si mesmos.


O profeta Ageu nos diz para dispor o coração. A palavra considerar tem esta conotação. Portanto, estamos falando da autocrítica, ou seja, olhar para dentro de nós mesmos levando em consideração o passado.


Uma de nossas características é não ter memória, como se quiséssemos não ter história, circunstâncias ou um projeto de vida.


Meus amados, nós temos uma história e um projeto de vida centralizado no propósito de Deus, que conduz a história da nossa existência. Basta olhar o passado e perceber que Deus sempre esteve no controle e quando tentamos fugir ao controle de Deus padecemos, sofremos e somos infelizes.


Ageu pediu ao povo para dispor o coração, ao lembrar que o Senhor é o Deus vivo e verdadeiro. Também, hoje, precisamos olhar o passado e perceber as mãos poderosas do Senhor guiando nossas vidas. O passado precisa estar presente para termos a perspectiva correta da bênção do Senhor em nossas vidas.


Dê a Deus o supremo lugar na sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário