sábado, 12 de junho de 2010

O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE


O dia 5 de junho é celebrado como o dia de preservação do meio ambiente! Nesse período, e quase, que exclusivamente, vemos esforços para conscientizar as pessoas da urgente necessidade da preservação. De avaliar os recursos naturais em detrimento do progresso tecnológico-econômico.

Contudo, acredito que esta luta deveria ser constante! E, mais, o cristão, servo do Deus altíssimo deveria ter um posicionamento mais propenso a cuidar da obra da criação, pois deveria no mínimo ter em mente: "Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém" Salmo 24.1, "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos"Salmo 19.1, "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom"Gênesis 1.31. Tudo isso nos leva a perguntar: o que nós servos de Deus podemos fazer nesta luta para a preservação do meio ambiente?

O arrependimento deve ser nossa primeira atitude, pois falhamos em compreender o que a Bíblia realmente ensina sobre a natureza e sobre nossa responsabilidade em relação a ela. Não há desculpa!

A segunda atitude deve ser então corrigir os erros do nosso falho entendimento e agir de modo coerente. Devemos conhecer o que se pode conhecer da vontade de Deus sobre a natureza e agir baseados nesse conhecimento.


Um bom ponto de partida é reafirmar o conceito da Criação como revelado nas Escrituras Sagradas, veja: "O Senhor fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua Inteligência estendeu os céus" Jeremias 10.12. O mundo a nossa volta é resultado da atividade direta e indireta de Deus, embora ele possa ser modificado pelos homens. Lembre-se Deus é o criador e sustentador do nosso mundo, agradeça e o adore. E, Deus tem concedido aos seres humanos o privilégio e a responsabilidade de administrá-lo cuidadosamente. Obedeça ao Senhor Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário