sábado, 19 de junho de 2010

CONHECER A DEUS, A GLÓRIA DO HOMEM.

Jeremias 9. 23-24.


Qual a essência do cristianismo?Essa é uma pergunta respondida de várias maneiras no decorrer da história. Os fariseus, por exemplo, acharam que tudo dependia da observância de leis, regras, costumes. Outro grupo, já afirma a necessidade de boas obras de caridade, esmolas, etc.

No entanto, o texto que o profeta Jeremias registrou aponta para outra direção. Falamos do grande privilégio de conhecer a Deus. Não é muito difícil constatar, pois as Escrituras estão cheias dessas assertivas. Jeremias diz que a glória do homem deve ser conhecer a Deus. Oséias exorta: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor." (Os 6.3). Isaías faz uma decepcionante observação: "... mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende." (Is1. 3). O próprio Jesus nos deixa perplexos ao definir a vida eterna, dizendo: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste." (Jo 17.3).


Como pode-se observar no teor das palavras proféticas que este reconhecimento não pode simplesmente ser teórico. Não é saber que Deus existe, pois até os demônios sabem, mas tremem (Tg 2.19). A questão em pauta é mais profunda, diz respeito a realidades só percebidas e desenvolvidas num relacionamento pessoal.


Conhecer a Deus é conhecer a sua pessoa, o seu amor, a sua misericórdia, a sua divindade. É ter um relacionamento que deve ser caracterizado pela intimidade (Sl 25.14). É viver na sua presença. É tê-lo no coração. É andar com Ele, juntinho d'Ele em todos os momentos e circunstâncias.


Meus irmãos, o homem natural se gaba de muitas coisas, como: talentos, status, dinheiro, nome, etc. Mas, você, é convidado a se gabar, ou seja, a se gloriar em conhecer a Deus, o Deus vivo e verdadeiro, Senhor dos senhores, Rei dos reis, nosso salvador. Pois Deus fará maravilhas no meio de vós, a sua bênção nos acompanha, a paz transborda o nosso ser, faz nossa vida ser vida plena, abundante e eterna. Conheça ao Senhor esta é a glória do homem.


Que Deus nos abênçõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário