segunda-feira, 9 de agosto de 2010

EVANGELISMO




     O evangelismo é extremamente urgente tanto quanto imprescindível a uma correta interpretação da vida cristã, pois a primeira tarefa, do objetivo de glorificar a Deus, é a evangelização. Vemos isto ao lermos as Escrituras Sagradas, onde temos uma ordem, um mandato como: "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século."Mateus 28. 18-20. Comparado com a evangelização tudo mais na Igreja é como arrumar os móveis quando tem incêndio na casa
     Quando nos voltamos para o texto de Mateus 28.18-20, encontramos algo muito interessante, pois a palavra provavelmente mais usada quanto à evangelização é o "ide" do verso 19. No entanto esta não é a melhor tradução para este verbo, pois no original grego está no modo chamado "particípio", que descreve uma ação contínua e não necessariamente uma ordem. A tradução literal deste verbo seria "tendo ido" ou mesmo "indo". Assim a frase deveria ser lida: "portanto, indo por todo o mundo, fazei discípulos de todas as nações". O único verbo no imperativo é o "fazei (discípulos)". E, na verdade, este é o verbo mais importante da seção inteira.

       Em que isto implica? Implica dizer que Jesus tomava como certa a "ida" dos discípulos por todo o mundo. De tal forma, a vida dos discípulos havia sido influenciada pelo evangelho que eles certamente não guardariam a maravilhosa mensagem apenas para si mesmos. Era certo que eles sairiam pregando a Palavra em todos os lugares por onde passassem. Na verdade, é assim que as coisas deveriam funcionar. Em outras palavras estamos tentando estabelecer que evangelizar não é uma ordem ou um comissionamento, mas um estilo de vida. O modo de vida do cristão deveria ser transmitir algo da graça de Deus, que ele recebe diariamente, aos que o rodeiam. Portanto, viver o cristianismo deve ser igual a evangelizar, ou testemunhar, ou pregar as boas novas de salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário