sábado, 20 de fevereiro de 2010

O CRENTE – UMA REFERÊNCIA PARA A SOCIEDADE


"... vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e Acaia" I Tessalonicenses 1. 6, 7

Vivemos um tempo de ausência de referência! Um ponto de equilíbrio. Um exemplo de vida. Um modelo. A igreja está inserida neste contexto e sua tarefa, portanto, como sal da terra e luz do mundo, deve ser de assumir um compromisso inadiável de sinalizar Cristo para a sociedade. Tendo isto em vista o crente é uma referência para a sociedade.
O apóstolo Paulo escrevendo a igreja de Tessalônica revela que aqueles crentes, por causa da sua conduta, se tornaram modelos para todos em duas regiões: Macedônia e Acaia. Olhemos mais de perto este texto para pontuar alguns princípios de vida.

Imitar a Jesus! Não se trata aqui de fazer uma paródia, um insulto, uma piada. Adotar as atitudes, pensamentos e comportamento de Cristo. A vida deve ser vivida em harmonia, sintonia com o que aprendemos de Cristo. O que aprendemos? Destacamos obediência incondicional a Deus, compromisso com a missão que recebera, humildade, serviço e amor.

Adotar as Escrituras como paradigma de vida! Cada vez mais, em decorrência de nossa era pós-moderna, relativizamos a Palavra de Deus. Somos uma geração que não conhece as Escrituras. Temos, portanto, um cristianismo superficial, raso. É necessário que resgatemos as Escrituras Sagradas para o nosso convívio e não sermos controlados pelos valores deste mundo que jaz no maligno.

Ter alegria do Espírito Santo! Uma vida agradável é aquela que é espiritual. A alegria não é divertimento, entretenimento, ausência de problemas ou conflitos. Alegria é fruto do Espírito. Dependência do Espírito e não da carne, da sabedoria humana, do mundo. Somente assim não nos apressaremos em nos tornar mestres deste mundo cheio de filosofia e vazios de Deus.
O mundo precisa de referência! Você, amado irmão, pode ser esta referência ao imitar a Jesus, adotar as Escrituras como paradigma de vida e ter a alegria do Espírito. Viva assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário