sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

GRATIDÃO: UMA VIRTUDE A SER APRENDIDA

As palavras que usamos refletem aquilo que está no coração. E do coração "procede a fonte da vida", portanto devemos vigiar nossa conversação para que transmita graça e edificação e não fique prejudicada pelas reclamações, murmurações, críticas tão comuns em nossos dias. A gratidão deve ser o tom de nossas palavras.

A gratidão é uma virtude a ser aprendida, especialmente quando observamos a Palavra de Deus, em Filipenses 4. 10-20, encontramos o apóstolo Paulo dando-nos dicas fundamentais para sermos agradecidos, em primeiro lugar o contentamento é necessário em todas as circunstâncias de nossa vida: "aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" Fp 4.11. Indicando uma independência das circunstâncias exteriores, e frequentemente o estado de alguém que se sustenta sem o auxílio de outras pessoas. Mostra uma auto-suficiência interior.

Mas, essa auto-suficiência interior, não pode anular a dependência de Deus, vejamos "Tudo posso naquele que me fortalece" Fp. 4.13. Aqui você encontra o segredo de um coração firmado! É a confiança no amoroso cuidado de Deus, que capacita, infunde força, poder, coragem. Mesmo que todas as coisas sejam abaladas Deus, que está no controle, nos fortalece.

Sendo assim, a resposta mais plausível é a atitude de adoração, quando fazemos mesmo as coisas mais simples para a glória de Deus (I Co 10. 31), vivendo para em tudo agradar ao Senhor, porque "Dele, por meio dele e para ele são todas as coisas" Rm 11.36.

Aprenda a ser grato e contamine as pessoas com palavras repletas de suavidade, paz e alegria, fazendo diferença neste mundo conturbado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário